O Grupo Percussivo – PATUBATÊ – volta a ocupar as ruas da cidade para animar foliões em mais um Carnaval – Times Brasilia

0
116
O Grupo Percussivo – PATUBATÊ – volta a ocupar as ruas da cidade para animar foliões em mais um Carnaval – Times Brasilia
O Grupo Percussivo – PATUBATÊ – volta a ocupar as ruas da cidade para animar foliões em mais um Carnaval – Times Brasilia

Entre os mais presentes na festa de momo candanga, o PATUBATÊ e seus integrantes são presença certa em vários blocos alternativos e tradicionais da Capital desde 2008 e chega a 2020 com boas novidades

Só neste ano, o PATUBATÊ integra a programação de sete blocos desde a pré-folia até a ressaca. Mas é no dia 22 de fevereiro, sábado de Carnaval, que comanda o agito no Setor Carnavalesco Sul com o seu Bloco Sustentável PATUBATÊ e Convidados. Este é o terceiro ano consecutivo que o bloco volta ao Setor Comercial Sul. O evento conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC).

Com início marcado para às 10h, a programação do Bloco para este ano traz novidades. Nascido como um grupo exclusivamente percussivo e instrumental, o  PATUBATÊ tem se inovado. Seja no repertório como na maneira que conduz suas apresentações e monta as oficinas de formação de novos instrumentistas.

O que antes era um show performático de criativos e virtuoses instrumentistas, agora eles sobem ao palco acompanhados de novos integrantes. Passam a compor a formação do Grupo as vocalistas Lirys Catharina, Marina Flores, Ana Ruiva e Madelon Cabral, o violonista e também vocalista Leandro Morais, o guitarrista Marcelo Lima, além de um Naipe de Metais.

Este formato estreou em 2018, também no Setor Carnavalesco Sul, quando reuniu aproximadamente 10 mil pessoas. Para 2020 a novidade é o repertório e marca o lançamento do projeto – #PatuBejá. No show, versões carnavalescas para canções com o ‘beijo’, citado em suas letras ou como tema, pinçadas do inesgotável rol de hits da MPB.

Entre as composições, assinadas por grandes nomes e que serão apresentadas estão: “Eu Também Quero Beijar”, de Pepeu Gomes, “Beija Eu”, de Marisa Monte, “Céu da Boca”, de Reinaldo Marcel, “Cotidiano”, de Chico Buarque, “Swing da Cor”, de Daniela Mercury, “O Último Romântico”, de Lulu Santos”, além de “Um Beijo”, da MC Xuxu, e “K.O.”, de Pabllo Vittar.

imagem07-02-2020-20-02-34
imagem07-02-2020-20-02-34

No sábado de Carnaval (22/02), também se apresentam outros artistas.

A abertura será a partir das 10h para a meninada, que vai poder curtir uma festa bem carnavalesca com atividades especiais. É o Bloquinho do PATUBATÊ, com oficina de construção de instrumentos e de música e ateliê de maquiagem e de fantasia de Carnaval.

            Conhecidos por suas habilidades na construção de instrumentos musicais a partir de material reciclável e alternativo, os integrantes do PATUBATÊ irão ensinar os pequenos a produzirem seus próprios instrumentos com latas, anéis de latinha, canos de PVC, conduíte, dentre outros materiais inusitados.

            Feito isso, a eles serão passadas noções rítmicas para então saírem em um festivo cortejo musical, acompanhados por um Quarteto de Metais e os percussionistas e integrantes do Bloco do PATUBATÊ. No ateliê, meninas e meninos também poderão se maquiar e confeccionar suas fantasias. Esta atividade, gratuita, tem início às 10hAM com término às 13h.

Na parte da tarde, a partir das 13h, a festa continua com um cortejo do Afoxé Omó Ayó, que faz uma lavagem do espaço atraindo boas energias para a festa. Na sequência, sobem ao palco o Bloco do PATUBATÊ em sua formação nova e completa (Bloco do PATUBATÊ, Marcelo Lima, Leandro Morais e Quarteto de Metais).

A terceira atração é o 3 no Brega, com versões carnavalescas do cancioneiro brega romântico e marchinhas de carnaval. As DJs Donna e Golmia comandam as pick-ups nos intervalos entre as atrações e a folia conta com o mestre mamulengueiro Chico Simões como apresentador.

A tarde carnavalesca do Bloco Sustentável Patubatê e Convidados se encerra com um grande cortejo. A saída, entre blocos e quadras do Setor Comercial Sul, tem como convidado especial o Bloco de Garis do SLU ao qual é prestada uma merecida homenagem. Acompanham o cortejo os cerca de 60 integrantes da Oficina do Bloco do PATUBATÊ tocando ciranda, baião, samba, frevo, ijexá, galope e côco de lado.

Fotos de divulgação: bit.ly/Carnaval2020Patubatê

PATUBATÊ alcançou reconhecimento nacional ainda maior quando em 2016 passou por todos os Estados brasileiros, percorrendo 330 cidades em 95 dias, à frente do Cortejo Oficial da Tocha Olímpica Rio 2016. Estimam-se que tenha sido assistido por mais de 20 milhões de pessoas. Em seus 20 anos de carreira, o grupo já se apresentou em 20 países, em turnês solos ou participações em grandes festivais a exemplo das edições Lisboa e Madri do Rock in Rio.

Serviço:

Bloco Sustentável PATUBATÊ e Convidados Bloquinho do PATUBATÊ

Local: Setor Carnavalesco Sul

Endereço: Setor Comercial Sul

Dia e horário: Sábado de Carnaval, dia 22 de fevereiro, das 10h às 18h

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

anuncio patrocinado

imagem07-02-2020-20-02-48
imagem07-02-2020-20-02-48

Fonte: timesbrasilia.com.br/2020/02/07/o-grupo-percussivo-patubate-volta-a-ocupar-as-ruas-da-cidade-para-animar-folioes-em-mais-um-carnaval

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade