Auxílio Emergencial: prazo para cadastramento termina hoje – Flávia Arruda – Deputada Federal – Resgatar nosso trabalho pelo DF | Correio DF

0
283
Auxílio Emergencial: prazo para cadastramento termina hoje – Flávia Arruda – Deputada Federal – Resgatar nosso trabalho pelo DF
Auxílio Emergencial: prazo para cadastramento termina hoje – Flávia Arruda – Deputada Federal – Resgatar nosso trabalho pelo DF
Auxílio Emergencial: prazo para cadastramento termina hoje   Flávia Arruda   Deputada Federal   Resgatar nosso trabalho pelo DFAuxílio Emergencial: prazo para cadastramento termina hoje Flávia Arruda Deputada Federal Resgatar nosso trabalho pelo DF

Se você ainda não fez a sua solicitação, saiba que hoje, dia 02 de julho, termina o prazo para se inscrever no auxílio emergencial. Depois disso, não será mais possível pedir o benefício. O site da Caixa e o aplicativo do auxílio emergencial passarão a fornecer somente as opções de acompanhamento do pedido ou do pagamento. Não há intenção de prorrogação do prazo.

Caixa garante pagamento a todos

Mesmo se você fizer o seu registro o hoje, a Caixa garante que irá pagar todas as parcelas do benefício, as três primeiras e as outras duas propostas pelo governo.

Como se inscrever no auxílio emergencial

O interessado em se cadastrar no auxílio emergencial possui três formas: a primeira é acessando o site da Caixa dedicado ao benefício. Lá, é preciso fornecer os seus dados e seguir o passo a passo que vai sendo indicado.

A segunda opção é baixando o aplicativo oficial do Auxílio Emergencial para smartphones. A ferramenta está disponível para quem tem Android (Google Play) e para quem tem celulares cujo sistema é o iOS (App Store).

Depois de baixar o aplicativo, o interessado precisa fornecer as informações solicitadas para que seja gerado um novo pedido.

Por fim, quem não tem acesso à internet, pode utilizar as agências dos Correios para se cadastrar. Nelas, os funcionários farão a requisição do auxílio. É preciso levar o RG e o CPF do usuário e do restante da família para se registrar.

Com a aprovação do auxílio, os cidadãos têm um prazo de até 90 dias para sacar os valores, conforme regulamentação da lei 13.982, que instituiu o benefício. Caso não saquem, a verba volta para o Tesouro Nacional.

Separamos algumas dúvidas frequentes dos cidadãos referentes ao Auxílio Emergencial. Confira abaixo:

Ainda não recebi a primeira parcela. Vou receber as duas parcelas juntas?

Na última sexta-feira (26), a Caixa anunciou o calendário da terceira parcela do auxílio, bem como a liberação do benefício para mais de 1,1 milhão de brasileiros. Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. O calendário de pagamento para os novos aprovados vai até o dia 4 de julho. Confira abaixo:

O auxílio será creditado em uma conta digital, mesmo aqueles que indicaram conta de outro banco no cadastro. Os beneficiários poderão utilizar os recursos por meio do cartão de débito virtual, disponibilizado no aplicativo Caixa Tem, para compras pela internet ou por meio de maquininhas em lojas físicas. Também é possível realizar o pagamento de boletos e de contas de água, luz, gás e telefone.

Saque em dinheiro

Para as pessoas que escolherem a opção do saque em dinheiro, o calendário de pagamento inicia no dia 18 de julho, de acordo com o mês de nascimento. Ao passar da data o saldo remanescente na poupança digital será transferido automaticamente para a conta que o beneficiário indicou no cadastro, sendo da Caixa ou conta em outro banco. Nas datas a seguir poderão sacar os beneficiários dos Lotes 1, 2 e 4.

18 de julho – nascidos em janeiro 25 de julho – nascidos em fevereiro 1º de agosto – nascidos em março 8 de agosto – nascidos em abril 15 de agosto – nascidos em maio 29 de agosto – nascidos em junho 1º de setembro – nascidos em julho 8 de setembro – nascidos em agosto 10 de setembro – nascidos em setembro 12 de setembro – nascidos em outubro 15 de setembro – nascidos em novembro 19 de setembro – nascidos em dezembro

Beneficiários do terceiro lote

Para os trabalhadores com a primeira parcela liberada no mês de junho (Lote 3), Caixa explicou que esse grupo já recebeu a primeira parcela nas contas digitais desde o dia 16 de junho e o saque em dinheiro poderá ser feito entre 6 e 18 de julho, também de acordo com o mês de nascimento. O pagamento da segunda parcela para esses beneficiários ainda depende de autorização do Ministério da Cidadania e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Eu recebo Bolsa Família, preciso me cadastrar para receber o Auxílio Emergencial?

Não precisa se cadastrar. As famílias que recebem Bolsa Família serão automaticamente avaliadas para recebimento do Auxílio Emergencial, e receberão aquele que for mais vantajoso, desde que atendam aos critérios para recebimento do novo benefício.

O app pede para informar os CPFs dos membros da família, mas nem todas têm CPF. O que fazer?

Não é necessário informar os membros que não possuem CPF. No entanto, caso deseje informar é necessário realizar o cadastramento do CPF junto à Receita Federal. A Receita Federal está realizando esse procedimento de forma online, sem necessidade de comparecimento ao órgão. Verifique as informações em www.receita.economia.gov.br

Faço parte do público do Cadastro Único e não fui aprovado, como posso contestar esse resultado?

Para o público do Cadastro Único é possível a verificação do resultado da análise cadastral por meio do APP e site da Caixa. Caso o resultado tenha sido não aprovado e o cidadão entenda que preenche os requisitos necessários para receber o benefício, ele poderá realizar uma nova solicitação, no APP/Site, conforme passo a passo Auxílio Emergencial.

Fiz a solicitação e não fui aprovado pelo motivo “Dados Inconclusivos”, o que posso fazer?

Caso o resultado da solicitação do cidadão, realizada pelo APP ou Site da Caixa tenha como resultado “Dados Inconclusivos” será possível realizar uma nova solicitação, com novo preenchimento dos dados solicitados, conforme passo a passo Auxílio Emergencial.

Se ainda possui dúvidas sobre o Auxílio Emergencial clique aqui.

 

Acompanhe a Flávia 

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade